Branding

Quando falamos em Branding (Gestão de Marca), estamos a falar em Gestão de Marketing, pois são dois conceitos profundamente interligados.

 

Se “marketing é a gestão das relações de troca de uma pessoa física ou jurídica, junto dos seus diversos públicos, diferenciando-a da concorrência“, então a marca surge da necessidade de identificar a nossa oferta e de a diferenciar da concorrência.

 

A marca identifica um produto, serviço, pessoa ou lugar e diferencia-o da concorrência, aumentando o seu valor percebido junto dos seus consumidores, devendo ser um importante instrumento de diferenciação competitiva.
 

Como criar uma marca?
 

Como gerir a(s) minha(s) marca(s)?
 

Qual a promessa da minha marca?
 

Qual a imagem da minha marca?
 

Qual a notoriedade da minha marca?
 

Como posso acrescentar valor à marca?
 

Devo mudar o logótipo da minha marca?
 

Qual o nome que devo dar à minha marca?
 

Como avaliar a minha marca junto do mercado?
 

Quem são públicos da minha marca?
 

Devo criar uma marca própria?
 

Qual é a reputação da minha marca?
 

Como reforçar a lealdade à minha marca?

 

A Marca é a experiência global disponibilizada pela organização a todos os seus públicos internos e externos; é um conjunto de promessas intangíveis e benefícios e atributos tangíveis de forma única e distinta.

 

Defendemos que a Marca para além de um conceito é uma ferramenta que segue determinado caminho e princípios, e que deve, por isso, ser analisada de forma claramente distinta relativamente ao produto. Para tal é fundamental perceber quais são os aspetos da marca que podem evoluir e quais os elementos da marca que devem permanecer estáveis de modo a não se correr o risco de esvaziar a marca do seu conteúdo e sentido. Aqui entram, frequentemente, estudos direcionados a estas questões.


Uma marca pode ser um produto, um serviço, um lugar, uma pessoa, uma organização (com ou sem fins lucrativos), um evento, mas é essencialmente uma promessa que é feita ao mercado, que deve ser relevante, única e sustentável. A resposta a essa promessa, o relacionamento que o consumidor ou utilizador estabelece ou não, faz também parte da conceção atual da marca, na medida em que é a essa resposta lhe irá conferir valor.

 

A HDL-Business Building tem colaborado em processos de criação e re-estruturação de marcas, oferecendo um serviço transversal aos seus clientes, sendo um parceiro na gestão de marcas, de diversos tipos e setores de atividade, assegurado por uma equipe sénior, com reconhecido know-how e experiência.

Pedido de mais informações

Estamos à sua espera!
Contacte-nos