Branding
Quando falamos em Branding (Gestão de Marca), estamos a falar em Gestão de Marketing, pois são dois conceitos profundamente interligados.
Se “marketing é a gestão das relações de troca de uma pessoa física ou jurídica, junto dos seus diversos públicos, diferenciando-a da concorrência“, então a marca surge da necessidade de identificar a nossa oferta e de a diferenciar da concorrência.
A marca identifica um produto, serviço, pessoa ou lugar e diferencia-o da concorrência, aumentando o seu valor percebido junto dos seus consumidores, devendo ser um importante instrumento de diferenciação competitiva.
Como criar uma marca?
Como gerir a(s) minha(s) marca(s)?
Qual a promessa da minha marca?
Qual a imagem da minha marca?
Qual a notoriedade da minha marca?
Como posso acrescentar valor à marca?
Devo mudar o logótipo da minha marca?
Qual o nome que devo dar à minha marca?
Como avaliar a minha marca junto do mercado?
Quem são públicos da minha marca?
Devo criar uma marca própria?
Qual é a reputação da minha marca?
Como reforçar a lealdade à minha marca?
A Marca é a experiência global disponibilizada pela organização a todos os seus públicos internos e externos; é um conjunto de promessas intangíveis e benefícios e atributos tangíveis de forma única e distinta.
Defendemos que a Marca para além de um conceito é uma ferramenta que segue determinado caminho e princípios, e que deve, por isso, ser analisada de forma claramente distinta relativamente ao produto. Para tal é fundamental perceber quais são os aspetos da marca que podem evoluir e quais os elementos da marca que devem permanecer estáveis de modo a não se correr o risco de esvaziar a marca do seu conteúdo e sentido. Aqui entram, frequentemente, estudos direcionados a estas questões.
Uma marca pode ser um produto, um serviço, um lugar, uma pessoa, uma organização (com ou sem fins lucrativos), um evento, mas é essencialmente uma promessa que é feita ao mercado, que deve ser relevante, única e sustentável. A resposta a essa promessa, o relacionamento que o consumidor ou utilizador estabelece ou não, faz também parte da conceção atual da marca, na medida em que é a essa resposta lhe irá conferir valor.
A HDL-Business Building tem colaborado em processos de criação e re-estruturação de marcas, oferecendo um serviço transversal aos seus clientes, sendo um parceiro na gestão de marcas, de diversos tipos e setores de atividade, assegurado por uma equipe sénior, com reconhecido know-how e experiência.