O que é SEO
Para falar em SEO, devemos começar por contextualizar, que segundo a plataforma Web Server Survey da Netcraft, especialista em segurança e tecnologia na Internet, existiam em novembro de 2015, pelo menos 902.997.800 sites. E desde então, este número tem crescido de forma exponencial.
Mas, nem todos estes sites conseguem aparecer na primeira página dos motores de pesquisa, como o Google, Yahoo entre outros. Sendo de referir também que, o Google é o motor de pesquisa mais utilizado em Portugal.
Porquê então falarmos de SEO?
A abreviatura de SEO significa Search Engine Optimization, numa tradução literal para português equivale a Otimização para os Motores de Pesquisa. Estas técnicas de Search Engine Optimization (SEO) podem fazer toda a diferença para o seu negócio. Estudos demonstram que as empresas que estão na primeira ou na segunda página dos motores de busca, detêm um número drasticamente superior de clientes, do que as empresas que aparecem nas páginas seguintes.
Isto está intimamente ligado à análise do comportamento do consumidor e dos seus hábitos. Os utilizadores têm tendência para olharem apenas para os primeiros resultados dos motores de busca e caso não encontrem o que procuram, vão colocar outro termo de pesquisa (palavra chave), para efetiva e rapidamente encontrar os resultados/informação que pretendem.
Como pode o meu site aparecer em primeiro lugar nos motores de busca?
Para que o seu site apareça em primeiro lugar, é necessário compreender que não é uma tarefa fácil, principalmente quando não se tem em consideração alguns pontos fundamentais como, por exemplo, a localidade de abrangência do seu serviço/trabalho, entre outros pontos relevantes.
Estando, como foi já referido, intimamente ligado aos hábitos de utilização da internet por parte dos consumidores/utilizadores, comportamentos estes que não podemos, em momento algum ignorar. Desta forma, devemos colocar-nos “na pele do utilizador quando está à procura do serviço,/produto”, também no ambiente online. É um dos requisitos de uma comunicação eficaz.
O SEO é uma obrigatoriedade nos dias de hoje para que as empresas se posicionem correta e eficazmente.
Quanto mais eficaz for a implementação de técnicas de SEO, melhor será a colocação da sua página nos resultados da busca.
Aumentar a probabilidade de que o consumidor chegue até si, que encontre o seu site, é disso que se trata, em primeira instância.
► Conheça agora cinco aspetos que se deve ter presente durante o processo de otimização do seu site:
- Produção de conteúdo de qualidade capaz de dar informações que o potencial cliente necessita;
- Correta seleção de palavras-chave para o seu segmento de mercado, de acordo com os serviços e produtos oferecidos pela empresa;
- Criação e desenvolvimento do site com boa navegabilidade e - muito importante - com uma linguagem adequada para os motores de busca como o Google;
- Ações de link building, corresponde à troca de links de qualidade com terceiros;
- Aposta nas redes sociais de forma a obter um aumento da relevância do seu site.
► O algoritmo do Google, está definido tendo em conta algumas caraterísticas, que dele fazem parte , para que o site seja mais relevante:
- Shares, comentários e likes no Facebook e outras Redes Sociais;
- Número de links para o site;
- Backlinks;
- Comprimento do URL;
- Links internos;
- Contagem de palavras;
- Palavras-chave nos títulos;
- Palavras em bold;
- E muitos outros fatores.
Algumas das ferramentas que se deve utilizar para acompanhar SEO são:
1. Google Analytics;
2. Google Search Console;
3. SEMrush;
4. Majestic;
5. Woorank.
Para a eficácia de uma estratégia de SEO, existem especialistas dedicados a esta temática, que podem otimizar a presença do seu site no mundo digital.
É o primeiro tema que partilharemos, dentro da temática do Marketing Digital.
Esteja atento às próximas notícias, pois temos muito mais para partilhar.
Consulte-nos!
Estamos preparados para o seu desafio.