Plano de Marketing

A base de um Plano de Marketing é constituída pela combinação dos instrumentos que constituem o Marketing Mix, na sua versão mais simples, referimo-nos às estratégias ao nível do Produto, Preço, Distribuição e Comunicação, que se devem integrar, coordenar e complementar, de forma a permitir que se alcancem os objetivos pretendidos.


Dado que todas as decisões em termos de estratégias de Marketing Mix, devem ser definidas em função dos objetivos propostos, há que começar por estabelecer esses mesmos objetivos e para tal é necessário conhecer e analisar previamente o mercado, a concorrência e a própria organização.

 

Este conjunto de atividades de análise e de planificação, resultam no Plano de Marketing, que por sua vez constitui um guião de atuação para o desenvolvimento da estratégia comercial da empresa.

 

O Plano de Marketing pressupõe o desenvolvimento, por em prática o conceito de Marketing; parte-se da ideia que nasce do Marketing, para a ação que permite levar a cabo essa ideia – o Plano de Marketing. Ambos partem da identificação das necessidades dos consumidores e conduzem a uma execução mais eficaz e efetiva da relação de troca.

 

A definição da estratégia de marketing de uma organização, corresponde a toda a ação especificamente desenvolvida para se conseguir atingir os objetivos. Estas estratégias procuram desenvolver vantagens competitivas sustentáveis em produtos, marcas, mercados, recursos ou capacidades, que sejam percebidas como tal, pelos potenciais clientes e que permitam alcançar os objetivos previstos.

 

Onde estamos?

 

Para onde queremos ir?

 

Como chegar lá?

 

Neste processo de planificação estratégica não se trata de planificar o futuro, mas sim as ações atuais, tendo em conta como poderão afetar o futuro. O objetivo é manter a organização adaptada de forma ótima e contínua às suas melhores oportunidades, analisando a sua envolvente e mudanças, aproveitando ao máximo os recursos internos que lhe conferem vantagem face à concorrência e lhe permita antecipar-se e responder às mudanças do mercado, da concorrência, da cultura, etc.

 

Quais a prioridades?

 

Quais as mudanças?

 

Quais as tendências?

 

E sobre a sazonalidade?

 

Questões que o Plano de Marketing deve responder e guiar as empresas em termos da sua atuação.

Pedido de mais informações

Estamos à sua espera!
Contacte-nos