Reabilitação urbana com projetos no valor de 184 milhões de euros

 

Até novembro, o investimento em projetos no âmbito do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020) atingiu os 184 milhões de euros. Segundo o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, estão em análise projetos no valor de 500 milhões de euros. O governante considera que estes números revelam que há uma procura muito grande deste instrumento e que isso «é um sinal muito positivo para a construção das cidades».

 

Desde que foi criado, há um ano, o IFRRU já aprovou 42 projetos de 15 concelhos diferentes (Águeda, Lousã, Silves, Aveiro, Trofa, Braga, Odemira, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Porto, Coimbra, Lisboa, Elvas, Faro e Funchal), sendo que 25 deles têm como finalidade a atividade económica, 14 a habitação, 2 a área social e 1 a utilização coletiva.
 

O IFRRU 2020 é um instrumento financeiro criado no âmbito do Portugal 2020, e integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação, e assume-se como «o maior programa de incentivo à reabilitação urbana», com uma capacidade de financiamento de 1400 milhões de euros, capaz de gerar um investimento de cerca de 2000 milhões de euros.

 

O IFRRU 2020 disponibiliza ainda a "Linha de Crédito IFRRU 2020 com Garantia Mútua” destinada a viabilizar, em condições mais favoráveis, a concessão de empréstimos pelos bancos selecionados, Santander Totta, BPI e Millennium BCP, para projetos que não dispõem de garantia bastante.

 

Disponível na Norgarante desde do início do ano, a Linha de Crédito IFRRU 2020 com Garantia Mútua tem uma dotação de até 115,4 milhões de euros, distribuída por duas linhas específicas: a "Linha IFRRU 2020 para a Revitalização e Reabilitação Urbana” e a "Linha IFRRU 2020 para a Regeneração comunidades desfavorecidas”.

 

Norgarante, 02/12/2018