Coolhunting

 

O tema que vamos abordar aqui é o coolhunting, uma vertente de estudos que tem despertado muito interesse e é de extrema importância no que toca ao conhecimento do mercado.

 

O que é Coolhunting?


O coolhunting é a arte de caçar tendências e sobretudo de as antecipar. 

 

Tem forte influência na definição estratégica do mercado, orientado para o conhecimento e comportamento do consumidor, pois visa o ato de comprar como um ato social e uma forma de se comunicar, realizando um estudo profundo do mercado, das pessoas e do consumidor, procurando encontrar algo que está a emergir ou que se repete (algum comportamento que deva permanecer).

 

É, por isso, muito relevante para que as empresas, nos dias de hoje, se possam antecipar e, dessa forma, apresentar um posicionamento diferenciado da concorrência, ganhando um território de marca que se antecipa e monitoriza as tendências.

 

É importante deixar claro que cool, deve ser entendido como algo inovador, mesmo que tenha sido “caçado” como tendência numa minoria, mas que pode vir a ser adotado por uma maioria. Com a análise das modas de um certo período e lugar, a tendência aparece e organiza o comportamento da moda e do consumo.

 

O coolhunting visa descobrir quais, entre os mais variados factos que acontecem na sociedade, serão mais importantes no sentido de constituírem tendências que possam ser transformadas em consumo.

 

Ser cool tem a ver com estabelecer tendências, a partir da influência pessoal dentro de um grupo específico e o que o coolhunter faz é oferecer, não um modo de imitar a sua cultura, mas o modo de atuação no interior desse grupo.

 

Justamente por ter também em conta influenciadores como grande apoio, o coolhunting é um forte aliado do "marketing boca a boca", facilitando a venda e lançamento de novos produtos. 

 

 

Como surgiu?

 

Apesar das práticas de coolhunting serem usadas desde os anos 70, como profissão só foi estabelecida nos anos 90 pelo “Future Concept Lab”. O surgimento está na necessidade de ir ao encontro da crescente complexidade e exigência dos  consumidores, da multiplicidade e competitividade das marcas, e a vontade inerente de saber o que acontecerá no futuro.

 

Assim, naturalmente com Coolhunting surge nas empresas, uma forma de colmatar a necessidade interna e estratégica de inovação e, desta forma, ter uma antevisão dos possíveis resultados dos seus investimentos.

 

 

Qual a sua aplicação?

 

A atividade de Coolhunting tem como objetivo, basicamente, transformar cultura em mercadoria/serviço. Ou seja, os caçadores de tendências são responsáveis por pesquisar a fatia do mercado de interesse por parte de investidores, empresários, etc. De alguma maneira, a inovação (fator determinante de sucesso no mercado), seja explorado a fundo, sem deixar que as empresas e seus produtos/serviços se tornem obsoletos frente a fatores como a evolução tecnológica, mudanças socioculturais e até mesmo económicas que, entre outros, acabam por  determinar as tendências.

 

Quando se consegue identificar a fonte de alguma nova tendência, isto tem grande impacto para as empresas visto que passa a ser viável influenciar o desenvolvimento da mesma e até a possibilidade de descoberta de novos mercados que se formam constantemente.

 

 

Como nascem as tendências?

 

O trabalho de coolhunter é sensível e observador, conseguindo assim identificar sinais e manifestações estéticas e comportamentais. É normalmente realizado por empresas especializadas no âmbito dos estudos de mercado.

 

É importante saber exatamente o que está a procurar, identificar padrões de comportamento que se repitam, busca constante de inovações, de modo a que permita proceder a uma classificação e por fim estabelecer a recorrência desses padrões.