Estudos de Satisfação

Este tipo de estudo representa um instrumento de extrema importância para avaliar o grau de satisfação - a qualidade dos serviços prestados, junto clientes (público externo), permitindo analisar os pontos fortes e fracos, refletir sobre o funcionamento da organização, nas mais diversas áreas, com o objetivo de implementar melhorias.

 

Um Estudo de Satisfação de Cliente pode abranger diversas áreas de atuação da empresa, podendo mesmo, ser transversal, e torna-se uma ferramenta essencial para a tomada de decisões.

 

É uma forma de a empresa poder avaliar como é vista pelo mercado, como por exemplo:

 

Qual a reputação e imagem que tem junto dos seus clientes?


Qual o grau de satisfação relativamente aos seus produtos e serviços?
 

Qual o grau de satisfação relativamente ao tratamento de reclamações?
 

Qual o grau de satisfação quanto ao atendimento ao cliente?

 

Trata-se de um tipo de estudo que pode também ser dirigido ao público interno - colaboradores, com o objetivo de se avaliar o seu Grau de Satisfação nas mais diversas áreas de empresa, cruzando-se, neste caso, com a área de gestão de recursos humanos.

 

A satisfação do cliente (externo e interno) é determinante no comportamento futuro da empresa. Desta forma, será fundamental a disposição das empresas para uma cuidada gestão da componente estrutural e da componente emocional da satisfação, ou seja, dos seus aspetos mais tangíveis e da própria personalidade da empresa que influenciará a perceção do cliente, a forma como a sentem.

 

Em mercados cada vez mais competitivos os Estudos de Satisfação de Cliente constituem uma importante ferramenta, dado serem um indicador que permite avaliar o desempenho da empresa e a sua capacidade de resposta às necessidades dos seus clientes.


Um cliente satisfeito e fidelizado é um cliente menos sensível a alterações de preços, é um "cliente motor" no fortalecimento da reputação da empresa e no aumento da rentabilidade do negócio.

 

Para valorizar esta gestão concorrem vários aspetos estrategicamente definidos. Através de pesquisas de mercado e respetiva análise, avaliamos o grau de satisfação dos clientes com vista a melhorar o serviço, o produto, a marca e outros pontos da empresa entretanto identificados no estudo.
 

Vantagens:
 

  • Medição dos níveis de satisfação dos clientes
     
  • Ajuste da oferta às necessidades dos clientes
     
  • Análise de oportunidades de mercado
     
  • Verificação dos pontos fortes e pontos fracos da empresa

Pedido de mais informações

Estamos à sua espera!
Contacte-nos