Empreendedores da diáspora portuguesa levam o nome de Portugal mais longe nos Mercados Externos

 

Os portugueses das várias comunidades espalhadas pelo mundo são cada vez mais empreendedores e dinâmicos, sendo um forte ativo estratégico na promoção e reconhecimento internacional de Portugal.

 

Existem inúmeros casos de empreendedores portugueses que criaram empresas de sucesso em diversos pontos do mundo e muitos outros que desempenham funções de relevo ao nível cultural, social, económico e político.

 

Num mundo cada vez mais global, são os empreendedores da Diáspora Portuguesa, presente nos cinco continentes, que representam internacionalmente o nosso país.

 

Portugal não termina nas fronteiras e é continuado por todos os portugueses que vivem no estrangeiro e contribuem ativamente para o seu desenvolvimento.

 

Atualmente, Portugal é o segundo país da União Europeia com maior número de emigrantes. De acordo com a ONU e o Banco Mundial, em 2013 estavam emigrados 2,3 milhões de portugueses. A emigração portuguesa sempre foi bastante elevada, tendo aumentado com a crise mundial que se faz sentir nos últimos anos.

 

A Europa é o principal destino da emigração portuguesa, mais especificamente o Reino Unido, Suíça, França, Alemanha, Espanha e Luxemburgo. Fora da Europa, os principais destinos são ANgola, Moçambique, Brasil, Estados Unidos e Canadá.

 

Muitos destes emigrantes portugueses tornaram-se empreendedores criativos nos seus países de acolhimento, desenvolvendo projetos e negócios de sucesso. Assim, devem ser valorizados e reconhecidos pela sociedade portuguesa, pelo seu enorme contributo.

 

Além do reconhecimento que dão a Portugal, importa salientar que contribuem de cada vez mais significativa para a economia portuguesa e para o PIB nacional. De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, em 2014 o valor das remessas dos emigrantes enviadas para Portugal foi ligeiramente superior a três mil milhões de euros, representado cerca de 1,75% do PIB.

 

Desta forma, é visível que a Diáspora Portuguesa tem vindo a desenvolver um papel fundamental no que diz respeito ao incentivo ao crescimento e desenvolvimento económico e social do nosso país.

 

AICEP