Consumidores seniores são os que mais vão à loja e sem planear compras

 

Os consumidores seniores caraterizam-se por realizarem compras menos planificadas que as restantes faxas etárias.

 

De acordo com o estudo Shopper View da AECOC (associação espanhola de produtores e distribuidores), citado pela Inforetail, o supermercado é a superfície comercial onde os consumidores seniores preferem comprar. 94% dos consumidores com mais de 65 anos recorrem ao formato para fazerem as suas compras, em média, três vezes por semana. O segundo espaço de retalho mais visitado por estes consumidores é a “loja de bairro especializada” (46%) e no terceiro lugar encontra-se o mercado com 32% das preferências.

 

A proximidade da insígnia é o fator mais valorizado por 51% dos consumidores mais velhos. Além disso, privilegiam a variedade de marcas e produtos (33%) na hora de se dirigirem a um ponto de venda, representando a fatia da população que mais o faz. São os consumidores que mais se dirigem à loja ao longo da semana, apesar de o seu carrinho de compras ser mais pequeno que a média.

 

Enquanto 72% dos consumidores entre os 50 e os 64 anos de idade planificam as suas compras, a partir dos 65 anos apenas 62% o fazem. No que diz respeito às compras por impulso, 23% dos seniores afirma fazê-lo sempre que vai a um ponto de venda. 73% diz comprar por impulso no mesmo ponto de venda em várias ocasiões.

 

A nível dos produtos, procuram formatos mais pequenos, adaptados ao agregado familiar, composto habitualmente por dois membros. Preferem produtos saudáveis, tendo em conta a preocupação com a saúde, e quanto às embalagens tendem a optar pelos sistemas de abertura descomplicados, com facilidade em transportar e de fácil utilização.

 

Hipersuper 21/12/2015